Você precisa enviar a documentação completa para o email: fumid@pbh.gov.br com cópia para o nosso: inaper@inaper.org.br
Você não pagará mais imposto com isso e nem terá sua restituição diminuída.
Na verdade, a destinação solidária permite que parte do seu imposto devido seja destinado diretamente para um Fundo de amparo social, ao invés de ir para o Tesouro Nacional.
A plataforma de declaração de Imposto de Renda (aplicação para computadores ou celulares) passou a incorporar o campo “Doações efetuadas”. Nele, você deverá anexar a comprovação das doações, tenham elas sido feitas no período de declaração ou ao longo do ano fiscal.
Esses documentos devem conter informações como o valor doado, o CNPJ da entidade e a especificação de que se trata de uma doação para fins de incentivo fiscal.
Não! A organização precisa ter uma série de registros dentro do seu campo de atividades.
O INAPER, por exemplo, está em conformidade com o cadastro e pode receber doações dedutíveis.
O Projeto 60+ INAPER foi criado para promover dignidade e autonomia a pessoas idosas com trajetória de vida nas ruas ou em situação de rua, garantindo acesso a saúde, segurança alimentar e cultura.
A iniciativa inclui oficinas, palestras, distribuição de kits de higiene, lanches diários, passeios culturais e suporte especializado para o desenvolvimento de habilidades e geração de renda.
Atividades do projeto:
Prazos e valores:
Prazo: 24 meses
Valor total da proposta: R$ 1.642.077,13
Valor a ser captado*: R$ 2.052.596,41
Destine parte do seu Imposto de Renda e apoie o Projeto 60+ Inaper.
O projeto 60+ trabalha o resgate da dignidade e autonomia da pessoa idosa com trajetória de vida nas ruas ou em situação de rua.
Se você faz a declaração do Imposto de Renda no modelo completo ou possui uma empresa tributada pelo lucro real, pode destinar parte do imposto devido para projetos incentivados por leis municipais, estaduais e federais.
✅ Até 6% do imposto devido pode ser destinado ao final do ano, com depósito direto na conta do fundo escolhido. No ajuste da declaração do ano seguinte, esse valor é informado.
✅ Até 3% do imposto devido pode ser destinado diretamente no momento da declaração. Nesse caso, a Receita Federal disponibiliza um campo específico que calcula o valor máximo permitido e gera um DARF para pagamento. Assim, são emitidos dois boletos: um para a destinação e outro para o governo.
O processo para empresas é um pouco mais detalhado, mas ainda assim acessível. Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto devido de forma trimestral, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.
Para garantir que o valor destinado seja direcionado aos projetos do Inaper, é necessário informar diretamente ao fundo por e-mail. No nosso caso, a destinação deve ser feita ao FUMID, anexando os seguintes documentos:
📌 DARF da destinação
📌 Comprovante de pagamento do DARF
📌 Documento pessoal
📌 E-mail formalizando a destinação ao fundo
Para facilitar, disponibilizamos um modelo pronto de declaração, bastando preencher com o nome da empresa ou responsável. No caso de pessoa jurídica, também é necessário anexar os documentos da empresa.